De acordo com Stephen Covey, autor do best seller Os 7 Hábitos das 
Pessoas Altamente Eficazes, "Liderança é um conceito misterioso e 
ilusório. O que lemos como sendo história é, na realidade, a criação de 
mitos. De uma pessoa comum, a sociedade cria um Napoleão ou um Gandhi, 
um Martin Luther King ou uma Joana D'Arc, alguém que adquire o status de
 ser capaz de moldar o destino."
O que faz uma pessoa comum se tornar um líder de verdade? O que faz 
um líder se tornar empreendedor? O que faz um empreendedor se tornar 
líder? Todos os empreendedores são líderes? Todos os líderes são, por 
natureza, empreendedores?
Se perguntarmos a definição de líder para vários homens de negócios, 
teremos diferentes respostas: líderes são motivadores, entusiastas e 
carismáticos; líderes estabelecem metas e objetivos; líderes criam uma 
missão e uma visão; líderes influenciam pessoas e gerações; líderes 
estabelecem novas culturas; líderes são perseguidores implacáveis de 
metas, e assim por diante.
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| (imagem: Shutterstock) | 
Por outro lado, se a pergunta for "o que os líderes devem fazer?", é 
provável que a única resposta seja: o papel do líder nos negócios é 
extrair os melhores resultados da sua equipe. Embora seja um conceito 
ainda mal compreendido e adotado de maneira equivocada, a liderança 
tornou-se uma característica indispensável no mundo dos negócios.
Em artigos, vídeos e palestras, muitos tentam associar Bill Gates, 
Lee Iaccoca, Winston Churchill, Jack Welch, Antonio Ermírio de Moraes, 
Henry Ford, Akio Moirta e outras personalidades ao espírito de 
liderança, o que não me parece totalmente equivocado, mas, o fato de 
alguém adotar suas qualidades, na tentativa de se tornar um líder como 
eles, não garante a sua transformação em líder absoluto.
Aliás, para James Collins e Jerry I. Porras, autores do best seller 
Feitas para Durar, muitos líderes cultuados nos dias de hoje não eram 
nada carismáticos no comando de suas empresas. É o caso de Soichiro 
Honda, Masaru Ibuka (Sony), Paul Galvin (Motorola) William McNight (3M) e
 do próprio Jack Welch (GE).
Welch cresceu na GE, era um produto da GE, entretanto, a GE era uma 
empresa próspera muito antes de Welch assumir o comando e continua sendo
 depois dele, sob o comando do seu sucessor, Jeffrey Immelt. Welch não 
foi o único CEO excelente da GE. Segundo Collins e Porras, o papel de 
Welch não foi insignificante, mas, foi apenas um pedacinho de toda a 
história da empresa.
A principal característica em comum de todos esses líderes era o 
foco, segundo os autores. As evidências sugerem que as pessoas mais 
importantes nas etapas de formação das empresas de sucesso estavam mais 
voltadas para a organização, independentemente do estilo pessoal de 
liderança de cada um. Todos os líderes mencionados eram obstinados e 
excelentes arquitetos, ou seja, formadores de equipes e criadores de 
ferramentas adequadas para cada situação.
Ausência da liderança não é sinônimo de fracasso. Vejamos o exemplo 
da Apple que, durante mais de dez anos, sob o comando de Steve Jobs, 
cresceu de maneira admirável. Jobs era ótimo na criação, obcecado por 
qualidade e design, mas isso não o impediu de ser demitido da própria 
empresa aos trinta e um anos de idade. Para alguns, um péssimo líder, 
para outros, um empreendedor nato.
Apesar de tudo, a liderança é uma competência-chave no sucesso das 
organizações, principalmente quando você concorre num mercado onde a 
diferença de preço é a única vantagem percebida pelo cliente. Nesse 
caso, a liderança faz toda diferença, motivo pelo qual é necessário 
entender minimamente os seus princípios.
Quer você seja empreendedor, quer não, vale a pena resgatar algumas 
definições dos principais gurus da administração moderna, cujo resumo 
está disponível no meu livro Manual do Empreendedor (Atlas), mas, 
compartilhada aqui para facilitar o seu trabalho. Na prática, você vai 
precisar mais do que a simples leitura dos conceitos.
Liderança...
1)    É a decisão de sair das trevas. Somente alguém capaz de ter 
sabedoria em meio ao caos será lembrado como grande líder (Deepak 
Chopra).
2)    É a arte de se relacionar construtivamente com outras pessoas e
 conseguir que se mobilizem para atingir determinados objetivos comuns 
(Emiliano Gómez).
3)    É a capacidade de reconhecer as habilidades especiais e as 
limitações dos outros, associada à capacidade de introduzir cada um 
dentro do serviço que desempenhará melhor (Hanz Finzel).
4)    É a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem 
entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança
 por meio da força do caráter (James Hunter).
5)    É um processo de influenciar pessoas (Ken Blanchard).
6)    É a capacidade de facilitar o aprendizado dos indivíduos e das equipes (Peter Senge).
7)    É um processo conjunto de descoberta (Tom Peters).
Liderança é uma qualidade a ser adquirida. As pessoas anseiam por 
reconhecimento e um propósito de vida. Se o empreendedor conseguir 
ajudá-las a entender essa necessidade, por meio de produtos admiráveis e
 com o trabalho de pessoas ainda mais admiráveis, certamente estará 
influenciando seu modo de pensar e agir. Por consequência, os resultados
 serão os melhores possíveis para o seu próprio negócio e para a 
sociedade.
Pense nisso, torne-se um líder empreendedor e seja feliz!
Fonte: Administradores.com 
 
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