Os juros nunca fizeram parte do grupo de palavras mais estimado
pela população. Normalmente, quando o tema é abordado, uma aura de
terror toma conta do diálogo, criando uma necessidade para que ele
termine.
Os lojistas sabem do poder que o termo possui de assombrar e espantar seus clientes.
Diante disso, o marketing financeiro criou inúmeros artifícios para que o conceito seja evitado.
Para ilustrar, imagine que uma loja de eletrodomésticos anuncia a
venda da maior parte de seus produtos em dez prestações sem juros.
Essa mesma loja oferece 20% de desconto aos clientes que pagarem à vista.
Uma análise dos valores indica que os preços a prazo e à vista não
coincidem. Essa diferença sugere a presença de juros embutidos no preço
de tabela do financiamento.
Muitos clientes acabam não tomando conhecimento dos efeitos da compra
a prazo que, neste caso, possui taxa de juros implícita de 65,31% ao
ano.
Há também casos de lojas que anunciam seus produtos a preços iguais para pagamento a prazo ou à vista.
Aos olhos de um consumidor que não realiza comparação entre os preços
de diferentes lojas, parecerá que não há juros na transação.
Entretanto, é comum que os preços de lojas que vendem “sem juros” sejam maiores que nos concorrentes.
Por outro lado, nos casos em que, mesmo após uma pesquisa de mercado,
o consumidor encontrar preços à vista e a prazo iguais, recomenda-se a
compra parcelada e a aplicação do restante.
É importante que o cliente tenha cuidado com promoções de descontos,
pois o artifício do preço de tabela que difere do à vista é uma das
maneiras mais comuns para camuflar a cobrança de juros.
Fonte: Folha uol
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