Para que a pequena empresa tenha um pouco mais de lucro, uma das 
soluções encontradas por empresários é reduzir os custos ao máximo. Como
 as despesas e os lucros destes negócios são pequenos, simples atitudes 
podem fazer a diferença. “Reduções pouco significativas, ao longo de um 
ano, passam a fazer diferença”, afirma Reinaldo Messias, consultor do 
Sebrae-SP.
Antes de cortar custos, os empreendedores devem estar atentos ao 
aspecto financeiro da empresa. As despesas não podem ser incompatíveis 
com a quantidade de recursos que a companhia tem. Alguns gastos são como
 goteiras, de pouco em pouco vão consumindo o dinheiro do caixa. Veja 
abaixo cinco coisas que tiram dinheiro da sua empresa sem que você 
perceba.
1- Telefone e internet
O acompanhamento das contas de telefone e celulares de uso da empresa
 deve ser feito bem de perto. Há maneiras de deixar as contas de 
celulares corporativos mais baratas. “A solução não é trocar a fonte e 
sim passar a usar serviços online”, afirma Messias. Negociações por meio
 do Skype podem diminuir os custos com ligações, por exemplo.
No caso da internet, o consultor conta que o serviço é essencial na 
maioria dos estabelecimentos. Cabe ao empresário avaliar e pesquisar 
quais operadoras oferecem o melhor custo-benefício para o 
estabelecimento.
2- Materiais de escritório
Canetas, cópias, papéis e cartuchos de impressora são materiais de 
escritório básicos para qualquer tipo de empresa. A quantidade, no 
entanto, deve ser observada. De acordo com o consultor, é recomendável 
fazer um acompanhamento e verificar quanto custa no faturamento da 
empresa a compra desses produtos. Muitas vezes, pode estar havendo 
desperdício.
3- Estoque
Às vezes, ter um estoque em ordem e repleto de produtos pode parecer 
uma boa ideia. Mas não é se grande parte do que está dentro não é 
atraente para o consumidor. Principalmente no comércio, produtos 
estocados perdem valor ao longo do tempo e passam a não ter valor 
comercial.
Prestar atenção no prazo de validade dos produtos e avaliar quais 
estão com defeitos de fabricação ajudam a minimizar os prejuízos. Para 
Messias, uma boa gestão de estoque é essencial para qualquer tipo de 
empresa.
4- Equipe mal treinada
Bom atendimento é a chave para o sucesso de uma empresa. Mas, quando 
os funcionários não recebem treinamento, os prejuízos operacionais são 
incalculáveis. Uma vez que o cliente não é bem atendido, as chances de 
ele voltar diminuem bastante.
De acordo com o consultor, o gestor também deve acompanhar a 
produção. Sem instrução, funcionários podem utilizar quantidades 
excessivas de matéria-prima o que acaba resultando em desperdício para a
 empresa.
5- Falta de manutenção
O capital perdido durante a quebra de um maquinário essencial para a 
produção da empresa, por exemplo, pode custar muito. Por isso, 
manutenções periódicas e uma gestão de qualidade podem ajudar a evitar 
que essas situações aconteçam. Segundo Messias, a troca de computadores 
ou máquinas, por exemplo, são medidas preventivas que a longo prazo 
podem evitar problemas e gastos excessivos.
Fonte: Saia do lugar 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário