Para que a pequena empresa tenha um pouco mais de lucro, uma das
soluções encontradas por empresários é reduzir os custos ao máximo. Como
as despesas e os lucros destes negócios são pequenos, simples atitudes
podem fazer a diferença. “Reduções pouco significativas, ao longo de um
ano, passam a fazer diferença”, afirma Reinaldo Messias, consultor do
Sebrae-SP.
Antes de cortar custos, os empreendedores devem estar atentos ao
aspecto financeiro da empresa. As despesas não podem ser incompatíveis
com a quantidade de recursos que a companhia tem. Alguns gastos são como
goteiras, de pouco em pouco vão consumindo o dinheiro do caixa. Veja
abaixo cinco coisas que tiram dinheiro da sua empresa sem que você
perceba.
1- Telefone e internet
O acompanhamento das contas de telefone e celulares de uso da empresa
deve ser feito bem de perto. Há maneiras de deixar as contas de
celulares corporativos mais baratas. “A solução não é trocar a fonte e
sim passar a usar serviços online”, afirma Messias. Negociações por meio
do Skype podem diminuir os custos com ligações, por exemplo.
No caso da internet, o consultor conta que o serviço é essencial na
maioria dos estabelecimentos. Cabe ao empresário avaliar e pesquisar
quais operadoras oferecem o melhor custo-benefício para o
estabelecimento.
2- Materiais de escritório
Canetas, cópias, papéis e cartuchos de impressora são materiais de
escritório básicos para qualquer tipo de empresa. A quantidade, no
entanto, deve ser observada. De acordo com o consultor, é recomendável
fazer um acompanhamento e verificar quanto custa no faturamento da
empresa a compra desses produtos. Muitas vezes, pode estar havendo
desperdício.
3- Estoque
Às vezes, ter um estoque em ordem e repleto de produtos pode parecer
uma boa ideia. Mas não é se grande parte do que está dentro não é
atraente para o consumidor. Principalmente no comércio, produtos
estocados perdem valor ao longo do tempo e passam a não ter valor
comercial.
Prestar atenção no prazo de validade dos produtos e avaliar quais
estão com defeitos de fabricação ajudam a minimizar os prejuízos. Para
Messias, uma boa gestão de estoque é essencial para qualquer tipo de
empresa.
4- Equipe mal treinada
Bom atendimento é a chave para o sucesso de uma empresa. Mas, quando
os funcionários não recebem treinamento, os prejuízos operacionais são
incalculáveis. Uma vez que o cliente não é bem atendido, as chances de
ele voltar diminuem bastante.
De acordo com o consultor, o gestor também deve acompanhar a
produção. Sem instrução, funcionários podem utilizar quantidades
excessivas de matéria-prima o que acaba resultando em desperdício para a
empresa.
5- Falta de manutenção
O capital perdido durante a quebra de um maquinário essencial para a
produção da empresa, por exemplo, pode custar muito. Por isso,
manutenções periódicas e uma gestão de qualidade podem ajudar a evitar
que essas situações aconteçam. Segundo Messias, a troca de computadores
ou máquinas, por exemplo, são medidas preventivas que a longo prazo
podem evitar problemas e gastos excessivos.
Fonte: Saia do lugar
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