Para o consumidor preparar a ceia de Natal e Ano Novo com
tranquilidade, escolhendo bons produtos e com preços justos, o Procon-SP
elaborou uma lista de dicas. Além disso, também apontou algumas
estratégias de marketing comuns nessa época.
1) Faça uma lista do que realmente precisa, levando
em consideração o número de pessoas que pretende receber, assim evitará
gastos desnecessários;
2) Pesquise preços divulgados em encartes e anúncios publicitários de supermercados. A Internet é uma ótima aliada nesse item;
3) Verifique se o preço anunciado na publicidade é o
mesmo praticado no estabelecimento comercial. De acordo com o artigo 35
do Código de Defesa do Consumidor, caso o fornecedor recuse cumprir a
oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá,
alternativamente e à sua livre escolha: exigir o cumprimento da
obrigação nos termos da oferta divulgada, aceitar outro produto ou
prestação de serviço equivalente.
4) Não tenha pressa na hora das compras, pois é
preciso verificar com atenção data de validade e condições da embalagem,
além de comparar preços. Lembre-se: compra de alimentos exige cuidados!
5) Avalie se um produto típico do Natal pode ser
substituído por outro menos consumido nesse período, o que pode baratear
a compra.
Estratégias de marketing
* Muitos estabelecimentos colocam à disposição
produtos de determinada marca em oferta nos corredores centrais,
distante das gôndolas que contêm o mesmo produto de fabricantes
diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o
preço dessa marca com outras, que mesmo fora da promoção podem estar
mais baratos;
* No caixa, fique atento aos valores registrados. Se
houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na
gôndola, prevalece o menor;
* Por fim, guarde o cupom fiscal para o caso de precisar trocar algum item.
Fonte: Estadão
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