Para o consumidor preparar a ceia de Natal e Ano Novo com 
tranquilidade, escolhendo bons produtos e com preços justos, o Procon-SP
 elaborou uma lista de dicas. Além disso, também apontou algumas 
estratégias de marketing comuns nessa época. 
1) Faça uma lista do que realmente precisa, levando 
em consideração o número de pessoas que pretende receber, assim evitará 
gastos desnecessários;
2) Pesquise preços divulgados em encartes e anúncios publicitários de supermercados. A Internet é uma ótima aliada nesse item;
3) Verifique se o preço anunciado na publicidade é o
 mesmo praticado no estabelecimento comercial. De acordo com o artigo 35
 do Código de Defesa do Consumidor, caso o fornecedor recuse cumprir a 
oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, 
alternativamente e à sua livre escolha: exigir o cumprimento da 
obrigação nos termos da oferta divulgada, aceitar outro produto ou 
prestação de serviço equivalente.
4) Não tenha pressa na hora das compras, pois é 
preciso verificar com atenção data de validade e condições da embalagem,
 além de comparar preços. Lembre-se: compra de alimentos exige cuidados!
5) Avalie se um produto típico do Natal pode ser 
substituído por outro menos consumido nesse período, o que pode baratear
 a compra.
Estratégias de marketing
* Muitos estabelecimentos colocam à disposição 
produtos de determinada marca em oferta nos corredores centrais, 
distante das gôndolas que contêm o mesmo produto de fabricantes 
diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o 
preço dessa marca com outras, que mesmo fora da promoção podem estar 
mais baratos;
* No caixa, fique atento aos valores registrados. Se
 houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na 
gôndola, prevalece o menor;
* Por fim, guarde o cupom fiscal para o caso de precisar trocar algum item.
Fonte: Estadão 
 
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