Faltando poucos dias para a chegada de 2013, alguns empresários
ainda não fizeram o planejamento para seu negócio. Para aqueles que
deixaram para a última hora, o presidente da Fran System, Batista
Gigliotti, afirma que ainda dá tempo para fazer um cronograma detalhado e
ter bons resultados futuros.
Confira os quatro passos que podem fazer a diferença e facilitar esse processo:
Onde estamos neste exato momento. Antes de planejar as
ações de 2013, é preciso que os empreendedores reflitam sobre qual a
real situação de seus negócios. Em que patamar a empresa se encontra
atualmente, como o porte da empresa, perfil de clientes, estruturas,
etc.
Daqui a 12 meses, onde você quer estar. Ao imaginar ou
prever eventuais crises e melhorias do mercado interno, aonde sua
empresa quer chegar daqui a um ano? Gigliotti ressalta alguns pontos
importantes que você deve considerar como a possibilidade de abrir
filiais, ter um e-commerce e ampliar atuação no mercado.
Defina metas. Se preciso, busque auxílio externo para
seguir o cronograma. “Lembre-se que atrasar uma meta não significa que
seu plano deve ser abortado”, diz o presidente. “Imprevistos acontecem,
sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível, atente-se a
isto na hora de elaborar o planejamento”.
Liste suas prioridades. Nem tudo pode ser prioridade
em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o seu negócio.
Às vezes, ações que potencializarão o faturamento não devem ser
prioridade. "Não se esqueça que aumentar o faturamento (e,
consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu
produto ou serviço for afetada. Isso pode significar a perda de clientes
e reputação no mercado", finaliza Gigliotti.
Fonte: UOL
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