Com
os avanços tecnológicos, internet e canais fechados são serviços
acessados por grande parte da população. Basta ligar a televisão para se
deparar com uma avalanche de comerciais de promoções fantásticas na
utilização desses dois serviços.
É uma metalinguagem comercial: os
servidores se valem do serviço que vendem para buscar novos clientes por
meio de promoções atraentes veiculadas em intervalos televisivos ou pop ups
na internet. No entanto, essas maravilhosas promoções não valem para o
contrato após o período de teste, e o plano passa a assumir um valor
muito mais alto, pegando muitos usuários de surpresa: é comum esquecer
que a promoção tem dia para terminar. Mesmo aturdidos, os contratantes
decidem permanecer com o produto, já que não gostariam de ficar sem ver
aquela nova série favorita ou sem assistir vídeos online em alta
definição.
O problema começa aí: durante o período
promocional, que dura, na maior parte dos casos, seis meses, o serviço
prestado é novo e, como todas as descobertas da vida, parece excelente e
extremamente útil. Mas o produto, que na época da contratação era o
melhor a preços especiais, passa a ser oferecido em novos comerciais a
um custo menor, apenas para novos clientes. Resignados, a grande maioria
dos usuários simplesmente acata a determinação contratual e sequer
tenta alterar o plano – desistem só de pensar em horas perdidas em SAC
de qualidade discutível. No entanto, aqueles que resistem e sobrevivem
até o final da ligação conseguem uma boa redução nos preços, já que para
a empresa contratada vale mais ter o cliente do que perdê-lo para a
concorrência.
Uma boa estratégia é apelar para a
desistência do plano. Nessa hora, o atendente que por tanto tempo soou
indiferente quanto a suas reclamações oferece uma infinidade de
vantagens e descontos tentando persuadí-lo a continuar com o produto. Ou
seja, enquanto a lealdade à companhia é recompensada por preços
extorsivos, a traição é premiada com vantagens competitivas. Apesar de
absurdo, parece que no Brasil o segredo para não cair em nenhum tipo de
prejuízo é não se deixar acomodar, nem mesmo quando se busca um pouco de
conforto e comodidade.
Fonte: Folhauol.com.br
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