"MENSAGEM AO LEITOR"

Site voltado a todos os públicos, com informações atualizadas da economia, para serem transformadas em conhecimentos.

Criado para auxiliar pessoas com dificuldades em organizar suas finanças, sair das dívidas, começar a investir e conseguir planejar melhor sua vida financeira.

Por favor, sinta-se à vontade para fazer seus comentários e tirar suas dúvidas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Saiba como planejar os gastos do seu 13º salário

Na época em que as empresas começam a pagar a primeira parcela do 13º salário, especialistas recomendam cautela na hora de planejar os gastos. Primeiro, é preciso verificar como anda sua situação financeira.

Se estiver no vermelho, a primeira orientação é listar todas as contas fixas e atrasadas para ter um panorama das despesas. É preciso definir prioridades de pagamento, como contas de consumo e cartão de crédito.

Na hora de organizar as compras de Natal, especialistas recomendam fazer uma lista das pessoas que serão presenteadas e não deixar a compra para a última hora. Usar o 13º salário para comprar a vista pode ser vantajoso.

Também é preciso reservar uma parte do dinheiro para pagar as contas do início do ano, como o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), o imposto predial e territorial urbano (IPTU), a taxa de licenciamento do veículo, seguro do automóvel e despesas com o material escolar e matrículas.

Veja sete passos para programar as compras de Natal:

Passo 1: defina o orçamento
Saber antes o quanto você pode e está disposto a gastar sem enrolar as outras contas é o passo inicial. Estipule o valor mínimo e o máximo para ser gasto com as compras de Natal. Para isso, utilize sua Tabela Mês a Mês, relembre as contas que ainda precisam ser pagas e qual o valor que você poderá separar do seu orçamento familiar para os presentes.

Passo 2: liste quem será presenteado
Sem exceções, pense em todo mundo que você vai presentear neste Natal – desde família, amigos, colegas de trabalho até aquelas pessoas que você se sente na obrigação de presentear – e faça uma lista.
Dica: Ordene sua lista de acordo com a prioridade dos presentes, começando pelas pessoas mais importantes. Priorizar as crianças é uma boa opção, pois, além de serem os presentes mais aguardados, normalmente são os mais caros também..

Passo 3: pense sobre os presentes
Se você já sabe o que dar de presente para cada um da sua lista, anote ao lado dos nomes e, se possível, anote duas ou mais opções.
Assim você evita perder tempo procurando algo que seja a cara daquela pessoa e também comprar por impulso, apenas para se livrar do problema.

Passo 4: estimativa de custos
Faça uma breve pesquisa na internet para verificar quanto custará em média cada presente. Anote ao lado de cada item o valor, some todos os valores e veja se a soma total está de acordo com o orçamento definido no Passo 1.
Caso tenha ultrapassado o orçamento inicial de Natal, repense em alguns presentes e procure itens mais baratos ou de valor simbólico. Cartões e biscoitos decorados, que você mesmo pode fazer, são ótimas opções.

Passo 5: pesquise os preços
Mais do que nunca, para fazer boas compras de Natal é preciso pesquisar muito os preços.
Essa é uma época do ano em que o comércio ganha bastante dinheiro e por isso a variação de preço pode ser grande.

Passo 6: otimize seu tempo
A cada ida às lojas ou aos shoppings centers, tente contemplar o maior número de presentes possíveis da sua lista. Dessa maneira, além de economizar tempo, você economiza também o dinheiro do transporte até esses locais.

Passo 7: quanto antes, melhor
Não espere a semana do Natal para ir às compras, programe-se e vá o quanto antes.

Folha: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário